Saiba um pouco mais sobre a Austrália

A  Austrália é um dos maiores países do mundo. Insular, localiza-se na Oceania, sendo a maior das ilhas que compõem o continente. Tecnologicamente desenvolvido e industrializado, é considerado um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, com uma multiculturalidade comparável apenas a países como o Brasil e o Canadá. A fauna e flora da Austrália são peculiares, desenvolvidas a parte do restante do mundo, com espécies exclusivas como o canguru, o ornitorrinco, o coala, o dragão de comodo e muitos outros.

Você sabia que a Austrália tem nada menos que quatro cidades entre os 10 melhores lugares do mundo para viver? O que não causa surpresa para um país com estilo de vida tropical, altamente descontraído e moderno. Quem comprova a excelência “carpe diem” australiana é o respeitado ranking internacional da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit).

O estudo pontua, numa escala de 0 a 100, as 140 cidades mais populosas do mundo em 30 quesitos divididos em seis áreas de avaliação: estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura. O resultado final da pesquisa faz a Austrália sempre aparecer em posição de destaque. Confira abaixo as cidades da terra do canguru entre os destinos top 10 para morar.

Educação de qualidade, reputação internacional por suas descobertas e inovações, qualidade de vida e diversidade cultural, fazem da Austrália um dos destinos mais procurados por estudantes de todo o mundo. Você sabia que os australianos inventaram a caixa preta de gravaçao dos dados de vôo dos aviões? e o marca-passo? O ultrassom, vacina contra a gripe, ouvido biônico, Wifi e até o Google maps, são apenas algumas das inovações que mudaram o mundo e que foram concebidas na Austrália.

Trabalho

Além de ser um país jovem com média de idade de 36 anos, a Austrália é um dos lugares que permite ao estudante trabalhar enquanto frequenta o curso, sendo uma forma do estudante interagir com os australianos e melhorar o idioma.

Melbourne

A segunda maior metrópole da Austrália é a vice-campeã do ranking de melhores cidades do mundo para viver, somando 97.5 pontos, atrás somente da canadense Vancouver, com 98 pontos. Jovem e vibrante, Melbourne é considerada uma das cidades australianas mais fáceis de conseguir trabalho, e também dona da arquitetura mais arrojada do país. Boa infraestrutura turística, polo cultural, centro de negócios, universidades tops e muitas áreas verdes de lazer fazem dela o cenário dos sonhos para uma viagem ou intercâmbio.

Sidney

Sétima colocada no ranking, com 96.1 pontos, a maior e mais famosa cidade australiana dispensa as apresentações. Sidney é, sem dúvidas, um dos lugares mais alegres e vibrantes do mundo. Sua rica biodiversidade, combinada às mais de 40 praias de tirar o fôlego, faz a moderna cidade cultuar um diferenciado estilo de vida ao ar livre. Os sydneysiders, como são chamados os locais, prezam por uma qualidade urbana maior e sustentável, condicionada a uma metrópole rica em áreas verdes e parques públicos.

Perth

A capital da chamada Austrália Ocidental, na costa oeste do país, ocupa o 8° lugar do ranking, com 95.9 pontos. A cidade de Perth esbanja qualidade de vida e muitas belezas naturais. Pra começar, sua população tem elevada expectativa de vida, superior a 84 anos, em média. O estilo despojado só ajuda na longevidade dos moradores, que muitas vezes andam descalços nas ruas ou até mesmo usam chinelos para trabalhar. Além disso, o custo de vida lá é mais barato (de 20% a 30%) do que em outras metrópoles australianas. A população calorosa e receptiva, com clima de comunidade unida no ar, é outro ponto forte, que faz qualquer viajante se sentir em casa.

Adelaide

Situada na costa sul, a capital da Austrália Meridional aparece em 9° lugar na lista top 10. Com exatamente os mesmos pontos de Perth, Adelaide exala charme por seu centro histórico, muitas praias, parques que ocupam a metade de seu território, além de savanas, vinhedos e um eterno espírito libertário. Afinal, a cidade é pioneira na proibição da discriminação sexual e racial, no fim da pena capital, no reconhecimento dos direitos de terra aborígene, na concessão de voto às mulheres e até na legalização do nado nu. Tamanha liberdade de expressão faz de Adelaide a “Cidade dos Festivais” da Austrália, palco de um calendário sem fim de atrações.

Diferença de Horário

O fuso horário entre Brasil e Austrália são:
Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast: +10 horas
Perth (Western Austrália): +8 horas
Adelaide: +9.5 horas

Clima

A Austrália possui um clima temperado durante a maior parte do ano, mas isso pode variar devido ao tamanho do nosso continente. Os estados do norte geralmente têm clima quente a maior parte do tempo, enquanto aos estados do sul têm invernos mais frios. A Austrália também é um dos continentes mais secos do mundo, com nível de precipitação médio anual menor que 600 mm. Como todos os países do hemisfério sul, as estações do ano na Austrália são inversas às do hemisfério norte. De dezembro a fevereiro é verão. De março a maio, outono. De junho a agosto, inverno. E de setembro a novembro é primavera.

Transporte Público

Metrôs e trens

Na Austrália, várias cidades possuem sistemas de metrô, incluindo Sydney, Nem South e Newcastle. Na verdade, este é, provavelmente, a forma mais eficiente de viajar pela cidade. Se você for usar o sistema com frequência, vale mais a pena, assim como nos ônibus públicos, comprar um pacote de passagens semanais ou mensais. Agora se você for usá-lo uma vez ou outra, compensa comprar a passagem de ida e volta normalmente. Também é comum conseguir descontos estudantis nas passagens dos metrôs, cheque essa informação com a sua universidade ou com a companhia local.

Dinheiro

A moeda nacional da Austrália é o dólar australiano, apresentado em cédulas de AUD$ 5, AUD$ 10, AUD$ 20, AUD$ 50 e AUD$ 100. As moedas têm valores de 5, 10, 20 e 50 centavos e de um e dois dólares. As cédulas coloridas retratam australianos famosos do passado e do presente.

Informações Turísticas:

Sydney Opera House

A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sydney.

Grande Barreira de Coral

É uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.900 quilômetros de comprimento, com largura variando de 30 km a 740 km. A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos.

Uluru

Uluru (também conhecido como Ayers Rock ou The Rock - "a rocha") é um monólito situado no norte da área central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara, 400 km a sudoeste de Alice Springs - latitude 25°20'40.54" S 131° 02'07.25" E. É o segundo maior monólito do mundo (depois de Monte Augustus, também na Austrália, mais de 318 m de altura e 8 km de circunferência. Também se estende em 2,5 km de profundidade no solo. Foi descrito pelo explorador Ernest Giles em 1872 como "o seixo notável."

Warner Bros. Movie World

Parque de diversões na Gold Coast, Austrália. Tem como tema principal o mundo do cinema, e as produções da Warner, como o Coelho Pernalonga, o gato Frajola, o Piu Piu, Batman & Robin, e muitos outros. Conta também com diversos shows com dublês, efeitos e cenários especiais, além de montanha Russa aquática e outra suspença com loop invertido (pelo lado de fora dos trilhos). Possui também restaurantes e lojas de souvenirs.

Wet'n Wild Parque de diversões na Gold Coast, Austrália

Featherdale Wildlife Park

Lá você encontrará os animais que quem está viajando pela Austrália quer ver – cangurus, coalas, diabos da Tasmânia, wombats (uma espécie de marsupial), dingos (um cachorro selvagem), echidnas (tipo um porco espinho), morcegos, crocodilos, kingfishers (ave símbolo do país), etc.


Curiosidades sobre a Austrália

  • O nome oficial do país é Comunidade da Austrália. E, ao contrário do que muita gente imagina, a capital não é Sidney e, sim, Camberra.
  • A Austrália é um dos poucos países continentais que não fazem fronteira com nenhum país.
  • O continente australiano e a Tasmânia são habitados por humanos há 40.000 anos.
  • Na Austrália, os automóveis usam a mão inglesa – ou seja, os australianos dirigem do lado esquerdo.
  • Em matéria de futebol, os australianos são nota zero. Em compensação, eles adoram críquete e rugby.

- Famosos Australianos também estão entre algumas curiosidades desse país.
A atriz Nicole Kidman, os atores Hugh Jackman e Mel Gibson e Steve Irwin (o caçador de crocodilos), entre outros.