Saiba um pouco mais sobre o Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Rússia. Ocupa praticamente toda a metade norte do continente norte-americano, tendo como único país a lhe fazer divisa os Estados Unidos da América, tanto ao sul (os 48 estados contíguos) como ao noroeste (com o estado do Alasca). Ao norte localiza-se o oceano Ártico, a oeste, o oceano Pacífico, e a leste, o oceano Atlântico e a Groenlândia. Sua capital é a cidade de Ottawa.

Toronto

É a maior cidade do Canadá, e a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. A cidade de Toronto propriamente dita possui aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, metrópole que atrai dezenas de milhares imigrantes anualmente. Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).

Agito

Toronto tem uma vida noturna e cultural bastante agitada, principalmente no verão. A cidade pode ser explorada a pé ou de bicicleta, porém o transporte público funciona muito bem. Nos dias quentes, o calçadão The Beach é um lugar legal para caminhar. A praça Nathan Phillips é o lugar perfeito para patinação no inverno, já a Dundas Square tem atrações bacanas para curtir o ano inteiro.

Vancouver

É uma cidade litorânea localizada na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, no Canadá. O nome da cidade vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1790. O nome “Vancouver” se origina do holandês “van Coevorden”, denotando alguém de Coevorden, uma cidade nos Países Baixos. Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país e de oitava maior cidade propriamente dita. Tem sido classificada como “a cidade mais habitável” no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de revistas de negócios. Ele recebeu muitos congressos e eventos internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos de 1976 e a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1986 (Expo 86). Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 foram realizados em Vancouver. Vancouver Um pouco menor e com um clima mais ameno, é outra excelente opção para quem quer estudar. Tem diversos parques para quem aprecia um estilo de vida ao ar livre, mas também muitas opções culturais para os dias frios. O Queen Elizabeth Park é uma ótima pedida para praticar esportes ou curtir a natureza. A Kitsilano Beach é uma das praias mais movimentadas da cidade e tem ótimos bistrôs e restaurantes ao redor. Para os dias mais frios, o Museu da Antropologia é uma ótima opção. E em qualquer ocasião, os mercadões de Granville Island e Lonsdale Quay são excelentes para comer e passear. O Canadá tem inúmeros atributos que surpreendem quem passa por lá. Não é a toa que muitos estudantes acabam ficando por lá quando terminam os estudos.

Diferença de Horário

Toronto e Montreal estão apenas 1 hora atrás do horário de Brasília durante o verão, mas no inverno essa diferença aumenta para 2 e depois 3 horas. Já Vancouver está 4 horas atrás do horário de Brasília no verão mas no inverno essa diferença aumenta para 5 e depois 6 horas.

Clima

Toronto possui um clima com quatro estações bem definidas - frio e úmido no Inverno e quente e seco no Verão. No verão, entre maio e setembro, a temperatura varia entre 16 e 26 graus. A precipitação média anual de chuva de Toronto é de 81 centímetros. A taxa de precipitação média de neve é de 250 centímetros. O mês menos chuvoso é o mês de agosto, com média de apenas 9 dias chuvosos. O mês mais chuvoso do ano é o de janeiro, que registra em média 16 dias onde há precipitação de chuva, neve ou granizo.

Transporte Público

Muitas cidades canadenses têm sistemas limpos e eficientes de transporte público que tornam fácil e excitante explorar cidades em horários flexíveis. Ônibus são responsáveis pela maioria da frota, mas também tem bondes, trolleys, sea bus e trens urbanos. Dentre as principais cidades canadenses que oferecem metrô ou trem rápido estão Vancouver (Skytrain), Calgary (Ctrain), Edmonton (LRT), Toronto (metro), Ottawa (O-Train) e Montreal ( metro). Bilhetes de ida estão em torno de $ 2.75 CDN (Dólar Canadense) por adulto e podem ser comprados nas estações de metro e trem em algumas lojas de conveniência. Tarifas em dinheiro podem ser substituídas por transit tickets. Algumas cidades oferecem passes para que você possa desfrutar de viagens ilimitadas, diárias ou mensais.

Dinheiro

O dólar canadense é o dinheiro de Canadá. Apesar da moeda canadense também chamar-se dólar, as semelhanças com sua “xará” norte-americana param no nome. As cédulas e moedas canadenses são bem diferentes, começando pelas cores. Enquanto o dólar dos Estados Unidos possui as famosas cédulas verde-escuras, o dólar canadense tem cédulas com diferentes variações de cores, como azul, verde, vermelho e marrom. O dólar canadense possui 7 valores de moedas: 1 cent, 5 cents, 10 cetns, 25 cents,  1 dólar, 2 dólares. A moeda mais comum é a de 25 centavos, conhecida no Canadá como “quarter”. A moeda tem o perfil da Rainha Elisabeth de um lado e, do outro, o desenho de um alce (ou “moose”, em inglês), animal típico da fauna canadense.

Informações Turísticas:

A Região do Niágara

Embora as Cataratas sejam suficientemente espetaculares para garantir uma visita, a região do Niágara oferece uma experiência dinâmica ao visitante durante o ano todo. A aproximadamente 90 minutos de Toronto, as mais lindas vistas surgem na base das Cataratas a bordo do Cruzeiro Hornblower Niagara, no “Voyage To The Falls”, um dos passeios mais famosos das Cataratas. Museus como o Ripley’s e o Louis Tussaud são sempre um grande sucesso com as crianças. Quer visitar uma atração imperdível? Conheça as premiadas adegas, muitas das quais oferecem degustação gratuita e restaurantes locais dedicados a criar pratos que evocam os melhores sabores no vinho.

Hall da Fama do Hóquei

O primeiro e único do mundo! Ocupando cerca de 5.500 m², o Hall da Fama do Hóquei agrada a todos: trata-se da coleção de artefatos do hóquei mais primorosa de todo o mundo; jogos clássicos que desafiaram as habilidades de arremesso e defesa; exposições temáticas dedicadas aos grandes atletas, equipes e vitórias do hóquei; uma ampla variedade de estações multimídia; cinemas; estátuas em tamanho ampliado; uma réplica do vestiário da Liga Nacional de Hóquei; uma seleção incomparável de produtos e lembrancinhas relacionados ao hóquei dentro de nossa nova loja ampliada, além de troféus da Liga, incluindo acesso interativo ao troféu STANLEY CUP.

Canada’s Wonderland

Passe o verão do hemisfério norte no principal parque de diversões do Canadá! O Canada’s Wonderland possui mais de 200 atrações e 65 brinquedos. Aberto de maio a outubro, ele oferece grandes aventuras tanto para caçadores de emoção quanto para aqueles que preferem brinquedos mais calmos. Se você ama adrenalina, conheça a montanha-russa Leviathan – a quinta maior montanha-russa do mundo. E neste ano, não esqueça de conferir a mais nova atração: o Iconic Wonder Mountain, um brinquedo interativo 4D que leva os fãs para o centro da batalha.

Torre CN

Prepare-se para muita emoção na Torre CN, a mais alta estrutura independente do ocidente, a 553,33 metros de altura. Além de um amplo piso de vidro que permite aos visitantes olharem as ruas abaixo de seus pés, a Torre CN também possui a mais nova estrela dos arranha-céus – o Edgewalk. O Edgewalk é a passarela mais alta do mundo em que se pode caminhar com as mãos livres, fazendo um círculo completo. Os aventureiros passeiam pela passarela da Torre CN de apenas 1,5 m de largura e a 116 andares acima de Toronto.

Vancouver Aquarium

Dentro do Stanley Park, o aquário de Vancouver é lar para mais de 70 mil animais, incluindo golfinhos, baleias e leões-marinhos. Ele é dividido em vários ambientes, que vão do ártico à floresta tropical. A principal atração são as belugas, espécie de baleia branca muito meiga, típica das águas geladas do norte do Canadá. Tanto as belugas quanto os golfinhos fazem vários shows diários para entreter o público. O aquário de Vancouver tem um papel importante também nas áreas de conservação e pesquisa e há mais de 40 anos salva e reabilita mamíferos marinhos.

Capilano Suspension Bridge Park

Quem curte arvorismo não pode deixar de conhecer este interessante parque no norte de Vancouver. O Capilano Suspension Bridge Park não só possui uma das mais longas pontes suspensas para pedestres do mundo, como diversas trilhas suspensas andando entre as copas de árvores coníferas. 

Galeria de Arte de Ontário

Além dos museus de Toronto temos a AGO (Art Gallery of Ontario) que traz uma coleção de mais de 80.000 trabalhos e possui uma dimensão de 45,000 metros quadrados, o que a torna a maior galeria da América do Norte. Inclui trabalhos com vidros esculpidos do arquiteto Frank Gehry e muitos outros artistas internacionais.


Curiosidades sobre o Canadá

  • A luva de baseball foi inventada no Canadá, assim como o telefone (Alexander Graham Bell) o basquete (James Naismeth) e a Insulina (University of Toronto).
  • O Canadá já sediou jogos olímpicos 03 vezes: 1976 em Montreal, 1988 em Calgary e 2010 in Vancouver.
  • O Cheddar é o queijo mais consumido no Canadá.
  • - O Canadá sempre figura entre as 10 melhores qualidades de vida no mundo, desde que a ONU iniciou a pesquisa. Só que na maioria das vezes o país ficou ou em primeiro ou entre os cinco primeiros lugares.

- Alguns filmes conhecidos foram gravados por lá também. Partes do filme da Saga Crepúsculo (Eclipse, Amanhecer Parte I e Parte II), Godzila (2014), X-Men (O confronto Final e Origens: Wolverine), Missão Impossível – Protocolo Fantasma, Incrível Hulk, entre outros.

- Famosos Canadenses também estão entre algumas curiosidades desse país. O ator Jim Carrey nasceu em Newmarket, Ontário. Keanu Reeves, ator da trilogia Matrix, nasceu em Beirut, Lebanon, mas sua meia-irmã já nasceu em Toronto. As cantoras Alanis Morissette (Ottawa, Ontário), Celine Dion (Charlemagne, Quebec, Canadá), Avril Lavigne (Belleville, Ontário), Shania Twain (Windsor, Ontário) e Nelly Furtado (Victoria, British Columbia), são todas canadenses. A banda de rock Rush nasceu em Toronto.