Saiba um pouco mais sobre a Irlanda

A República da Irlanda, ou Eire, é um país de 4 milhões de habitantes, dos quais 1,5 milhão em Dublin, terra do verde, da Guinness, dos leprechauns e dos arqueiros medievais, lugar onde a paixão nacional é beber esta cerveja (tanto dos homens quanto das mulheres), os assuntos do dia-a-dia são o clima e os esportes nacionais são o Gaelic – misto de futebol e o Rugby, similar ao futebol australiano – e o Hurling (variação do Gaelic, joga-se com tacos), ambos praticados apenas no Eire.
Belas paisagens e povo hospitaleiro são encontrados aos montes. Se o objetivo é morar, estudar ou trabalhar, seu destino é a capital, Dublin.

Dublin - Eficiência e Segurança

Na capital Dublin é onde mora a maioria dos habitantes do país. É uma cidade bem desenvolvida, segura, com boa infraestrutura, uma vida noturna agitada e ótimas opções de lazer. Além disso, conta com excelentes opções de escolas para quem quer estudar inglês ou fazer graduação ou especialização. Os irlandeses valorizam muito a cultura. Grandes nomes da literatura mundial como James Joyce e Oscar Wilde.

Tem museus dedicados à suas obras. Além disso, Dublin também recebe mostras e exposições muito interessantes, além de ser passagem obrigatória de diversos artistas que fazem turnê pela Europa.

Galway - Belas paisagens e muita história

GALWAY - BELAS PAISAGENS E MUITA HISTÓRIA. Galway é a quarta maior cidade do país, com cerca de 60 mil habitantes. É muito famosa pelas belas praias e paisagens, que atraem milhares de turistas, principalmente durante o verão. A vida noturna também é muito agitada, grande parte devido aos estudantes que vivem na região. Perto da cidade ficam os Cliffs of Moher, um conjunto de paredões íngremes construídos pela ação da erosão marítima, que são uma das principais atrações turísticas do país. Os pubs de Galway são muito animados e geralmente têm apresentação de música ao vivo. Durante o verão, as ruas da cidade ficam cheias de turistas e bons músicos se apresentando nos parques e praças. O Galway International Arts Festival é um dos principais eventos da cidade e sempre conta com importantes nomes da música. Esse ano, Damien Rice e Sinead O’Connor passarão por lá. A Irlanda está localizada em uma posição privilegiada da Europa, o que torna mais fácil viajar pelo continente. Algumas companhias aéreas de baixo custo operam por lá, o que permite aos estudantes conhecer outros países gastando bem pouco.

Diferença de Horário

A diferença entre os horários do Brasil e da Irlanda dependem da época do ano, pois existe o horário de verão nos dois países. Durante os meses de verão da Irlanda (que são os meses de inverno no Brasil) a diferença é de  4 horas à frente do Brasil. Portanto se no Brasil é meio-dia, na Irlanda será 4 horas da tarde. Durante o inverno da Irlanda (verão do Brasil) a diferença é de 2 horas na frente do horário brasileiro. Portanto se no Brasil é meio-dia, na Irlanda será 2 horas da tarde. Há uma pequena transição por algumas semanas que ocorre durante as meias-estações (primavera e outono), quando a diferença é de 3 horas à frente do Brasil.

Clima

A temperatura mais alta já registrada na Irlanda foi de 33,3°C  e a menor temperatura foi  -19 °C no condado de Sligo em 1881. Temperaturas extremas são raras na Irlanda. No Verão as temperaturas superiores a 30 °C, geralmente acontecem uma ou duas vezes a cada década, embora é comum  atingir 29 °C na maioria dos verões, enquanto no inverno,  raramente a tempera cai  abaixo dos -10 °C. Temperatura abaixo de zero é incomum em muitas áreas costeiras. Temperaturas médias de inverno de inverno variam entre  -2 °C e 7 °C, e a média de verão variam de 12 – 15 °C.

Transporte Público

Dublin é uma cidade relativamente pequena especialmente se comparada com as grandes metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, quem acaba de chegar, pode ficar um pouco perdido de ir de um lugar para o outro. Na verdade, se você morar no centro (Dublin 1, 2, 3) você vai conseguir fazer tudo a pé: ir para a escola, ao supermercado, banco, bares, restaurantes e baladas. Se você morar em locais mais afastados do centro, você vai precisar  usar o transporte público. O transporte público em Dublin é bem organizado e existem diversas opções eficientes como ônibus, trens (DART) e o trem de superfície chamado Luas.

Dinheiro

O euro nasceu junto com a União Européia em 1992 e foi adotado a partir de 1999, mas já era discutido pelos países europeus desde a década de 60. A idéia por trás de uma moeda e uma política monetária comuns é aprofundar a integração econômica para além do mercado comum proposto inicialmente pela Comunidade Econômica Européia (CEE), embrião da UE.

Informações Turísticas

A cidade oferece alguns pontos turísticos como o Trinity College (Universidade localizada no centro da cidade) que abriga o Dublin Experience - apresentação multimídia da história do país, desde os Vikings até os dias de hoje – além de uma bela biblioteca, onde é possível ver o Livro de Kells, manuscrito de 800 d.C. Também encontra-se  ao lado do Parque St. Stephen’s Green, a melhor opção para quem quer paz e silêncio e fugir da confusão do centro.

Outros lugares que merecem ser visitados são:

- Fábrica da Guinness, onde, por vários andares, pode-se acompanhar a história e o processo de fabricação do Black Stuff – o passeio custa 10 euros, com direito a 1 pint (pint é o nome dado ao tamanho do copo de cerveja – que equivale a 600ml) no pub, que é todo espelhado e no topo de uma chaminé, e oferece uma bela vista da cidade;

- Phoenix Park, maior parque urbano do mundo.

- St Patrick’s Cathedral, do legendário padroeiro do país, graças a ele em 17 de março há uma das maiores festas do ano em qualquer país de língua inglesa;

Nos arredores da cidade, para um belo dia de caminhada ao ar livre, pegue o DART (trem urbano) sentido norte, pare na estação Howth e faça a trilha em volta da península de mesmo nome, ou sentido sul em direção à Bray, dar um role na praia. A vida noturna é bem agitada, em qualquer dia da semana, mesmo com os pubs fechando à 1h30 e o pint a 4 ou 5 euros! Para o irlandês, 6 a 10 pints é a média (fora algumas doses de vodka com coca-cola), portanto se quiser acompanhá-los, prepare o Engov e agüenta o rombo no orçamento.

Algumas sugestões de pub: Arlington Hotel (tradicional dança e música irlandesa, todo dia às 21h), Mezz (reggae, ao vivo, às quartas), Whelan’s e Phantasm (rock), Brussels (hard rock), Odeon e 4 Dame Lane (lounge, dance) e Fitzsimon’s ou Turk’s Head (pop, Britney, Espirro, Cristina Narguile e outros). Para ver o que está acontecendo, os principais eventos, confiram o site www.dublinks.com.

Curiosidades sobre a Irlanda

- U2 é uma banda de rock formada em Dublin. Formada em 1976, o grupo é composto por Bono (vocal e guitarra),The Edge (guitarra, teclados e vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr (baterista e percussão). O Bono, (irlandês orgulhoso de sua pátria)  e vocalista do U2, gosta de  cantar  como um desconhecido em uma famosa rua da Irlanda chamada Grafton Street, geralmente na época do final do  ano. Mas, claro que a sua ida às ruas causa  um  grande  alvoroço! E, por falar no Bono, ele, juntamente com o The Edge, passaram boa parte da adolescência em um hotel na cidade de Dublin chamado The Clarence. Em 1992, eles montaram um consórcio de investidores e compraram o hotel para relembrar as boas épocas que viveram por lá.

- Há alguns filmes interessantes que foram filmados na Irlanda. No filme Harry Potter and The Half­ Blood­ Prince, ( Harry Potter e o Príncipe Meio  Sangue) em uma cena de batalha, é nítido ver o cenário dos famosos penhascos irlandeses conhecidos como Cliffs of Moher, em County Clare,  na Irlanda.  O  filme  Coração  Valente,  famoso  longa  ganhador  de  diversos  Oscars,  (e  trata­-se justamente da soberania da Escócia), foi filmado... na Irlanda! A famosa série "Games of Thrones"também teve parte das filmagens realizadas na Irlanda do Norte.

- Todos os grandes esportes de equipe são jogados na Irlanda, mas os mais populares são os nativos, o futebol gaélico e o burling. A maioria dos grandes jogos, especialmente de futebol e rúgbi, tem ingressos esgotados com antecedência. Mesmo que não consiga ingresso, você terá companhia à vontade para assistir aos eventos nos pubs. As corridas de cavalos ocorrem em torno de mais de 240 dias por ano e atraem uma torcida fanática. Para quem gosta de esportes participativos há o golfe e as águas da Irlanda que são ótimas para a pesca. A Irlanda está em quinto lugar como um dos melhores times de Rugby do mundo, (em um total de 101 times ao redor do globo).

- As portas da maioria das casas da Irlanda são coloridas... Mas por quê?  Relatos contam que, em 1861, com a morte do príncipe Albert, a Rainha Victoria havia ficado extremamente triste. Então, como ordem, havia exigido que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como luto. Como forma de protesto, no dia seguinte, um Irlandês começou a colorir a porta de sua casa. Ato copiado por mais e mais pessoas. A segunda lenda por trás das portas coloridas é que, como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, pintar a porta de uma cor diferente, facilitaria o processo do indivíduo reconhecer a sua própria residência na hora de voltar!