Moeda Estrangeira

Taxa

Como se define a taxa de câmbio?

A Taxa de câmbio é flexível. Isso significa que ela é negociada livremente por quem compra e quem vende. O Banco Central divulga todos os dias, uma média da taxa praticada entre os bancos (PTAX), mas ela serve apenas como referência e é as casas de câmbio ou bancos não são obrigadas a vender e/ou comprar de acordo com essa taxa.

Compra e venda.

A taxa de venda é o preço cobrado pela instituição, como banco ou casa de câmbio, para vender a moeda estrangeira. A taxa de compra é o preço que a instituição paga quando compra a moeda. Ou seja, ao comprar moeda estrangeira para viajar, por exemplo, o consumidor vai pagar a taxa de venda.

Por que a cotação que pago é diferente daquelas divulgadas pelo Banco Central e pelos meios de comunicação?

A cotação divulgada oficialmente pelo Banco Central (PTAX) é apenas uma referência e não precisa ser, obrigatoriamente, usada pelas instituições que fazem a venda. Os meios de comunicação divulgam cotações cobradas na venda de moeda para viagem (turismo) e em transações comerciais (comercial), mas as instituições cobram, em cima desses valores, uma taxa pelo serviço prestado.

Tipos de moeda estrangeira

Comercial:

Comercial é o nome dado informalmente à cotação usada pelas importações e exportações. A cotação muda várias vezes ao dia.

Turismo:

Turismo é o nome dado informalmente à cotação usada na compra de moeda estrangeira para viagem e pagamento de tratamentos de saúde no exterior. Também muda várias vezes ao dia e costuma ser maior do que a Comercial.

Paralelo:

Como o nome diz, é a cotação que circula em um mercado paralelo, não oficial. É negociado por entidades ou pessoas que têm autorização para vender a moeda. Essa negociação é considerada ilícita. A cotação Paralelo costuma ser maior que a Oficial.

Variações

O que faz a moeda cair?

Se existe muita oferta de dólar no mercado interno, a cotação da moeda tende a cair. Isso acontece se os juros estão altos, por exemplo, o que atrai investidores e faz com que mais moeda estrangeira entre em circulação.

O que faz a moeda subir?

Sobe quando existe pouca oferta de moeda no mercado interno. Isso pode ser resultado de fatores como juros muito baixos e inflação muito alta (que afastam os investidores estrangeiros).

Impostos

Espécie

O IOF é de 0,38% sobre o valor da moeda comprada. O valor pago é fechado e quando você compra a espécie.

Cartão de débito (Cash passport):

O IOF é de 6,38% sobre o valor da moeda comprada. Essa taxa é cobrada todas as vezes que você for carregar o cartão e ficará disponível o valor comprado não havendo faturas posteriores, ou seja, o valor comprado de moeda estrangeira é o que estará disponível em seu cartão ou espécie.

Cartão de crédito Internacional:

O IOF é de 6,38% sobre o valor da compra feita na moeda estrangeira. A administradora do cartão vai cobrar a cotação vigente no dia do vencimento da fatura (e não da compra) podendo usar como referência a cotação do dólar comercial ou turismo (não existe regra para isso). O valor será convertido da moeda para Dólar e de Dólar para Real.

Cartão Cash Passport/Multi-Moeda

É um cartão pré-pago internacional da bandeira Mastercard que pode ser utilizado em diversos estabelecimentos no exterior para pagamento de compras e também pode ser utilizado para saques em caixa eletrônicos que aceitem a bandeira do cartão. Ele é protegido por senha e chip, portanto, é uma excelente ferramenta para garantir a comodidade, segurança e praticidade, seja qual for o destino.

As vantagens do cartão Cash Passport/Multi-Moeda são:

  • A segurança proporcionada pelo cartão no transporte do dinheiro;
  • A comodidade em ter esse meio de pagamento no bolso;
  • Proteção contra variação cambial;
  • Isenção de anuidade;
  • Função DÉBITO onde o viajante não paga nenhuma taxa por esse serviço;
  • Função SAQUE onde é debitado da conta uma taxa de 2,50 (de acordo com a moeda utilizada);
  • Ter um cartão reserva sempre que precisar, inclusive, com transferência de saldo de forma simples, rápida e segura;
  • Central de atendimento 24 horas, em português, em caso de perda ou roubo.

Dinheiro em espécie/papel:

Existe uma enorme variedade de moedas estrangeiras para que as viagens tenham muito mais comodidade. Essa disponibilidade na variedade de moedas estrangeiras permite que o viajante tenha a tranqüilidade e a certeza de que ao chegar ao país de destino não vai precisar se preocupar imediatamente com a conversão de moedas e procurar por casas de câmbio. Sem contar que chegar ao no destino com a moeda local evita que se pague por novas conversões e novos custos. É assim: mais seguro, mais prático e econômico.