Transportes

Transporte em Londres

Certamente você já ouviu falar que o transporte público londrino é muito eficiente e essa afirmação corresponde a realidade. Se você souber utilizá-lo corretamente poderá viajar com conforto e segurança, seja utilizando metrô, ônibus ou DLR.

tube, como é conhecido o metrô, é um dos meios de transporte mais utilizados pelos estudantes. Tem uma linha bem extensa com inúmeras opções de conexões, o que facilita a locomoção dos passageiros e os leva para todos os cantos da cidade, inclusive ao aeroporto de Heathrow.

Andar de bus também é uma ótima opção. Nos pontos encontramos mapas e um letreiro que aponta os que estão por vir e para onde vão. É possível saber a hora em que o bus vai passar e o tempo de vigem até o ponto que pretende descer. Dentro do veículo existe um letreiro e mensagens de voz sinalizando os nomes das próximas paradas.

Já o DLR liga a parte sudeste da cidade às docas, onde fica o distrito financeiro e o Excell, principal centro de convenções londrino. Algumas residências estudantis ficam em bairros servidos pelos DLR’s que são, na verdade, trens urbanos. É usual pegar um DLR até uma determinada estação e fazer baldeação para seguir para a escola ou para a balada.

Nem sempre haverá uma estação de metrô ou DLR perto o bastante de sua casa que lhe permita caminha até ela. Pode ser necessário pegar um ônibus em um ponto próximo de casa e descer na estação de metrô.

New Oyster deal for rail passengersAs tarifas de transporte público em Londres podem ser barateadas com a aquisição do Oyster Card, que pode ser carregado nos modos individuais (pay as you go), semanais (weekly) e mensais (monthly). O valor das tarifas varia de acordo com a zona de destino e com esse cartão é possível fazer baldeação do metrô para ônibus e/ou DLR, sem gastar nenhum centavo a mais.

O Oyster pode ser adquirido em qualquer estação de metrô e na prática funciona como um cartão, pré-pago, que dá descontos no transporte. Se um turista for passar uma semana em Londres e comprar diariamente seu bilhete para viajar entre as zonas 1 e 3, por exemplo, pagará £ 4,30 por viagem, mas se ele adquirir o Oyster semanal gastará £ 34,20 e poderá circular ilimitadamente durante aquela semana.

 

Desconto para estudantes

Os estudantes matriculados em cursos com mais de 14 semanas de duração, têm direito ao Oyster estudantil, que dá descontos que podem chegar a 30%. Para adquiri-lo é necessário apresentar a carta de matrícula em um curso com no mínimo 15 horas semanais e informar o endereço onde está morando.

tube